segunda-feira, 30 de maio de 2011

Artigo

Consolar
Certamente você já ouviu dizer muitas vezes o quanto é importante saber consolar. Mas afinal, o que realmente significa “consolar”? Essa palavra é de origem latina, vem de cum + solus, isto é, “com quem está só”. Assim, oferecer consolação é uma das mais belas maneiras de cuidar de alguém.
Nossa vida, repleta de limitações e fragilidades, é cheia de dor, tristeza e solidão. Sofremos pela perda de alguém, por aborrecimentos e decepções, pela sensação de estar sozinho no mundo. É nesses momentos que o poder de consolar se faz mais necessário.
Devemos sempre estar dispostos a oferecer consolo àquela mãe padecendo a perda do filho, àquele jovem doente que já não vê mais horizonte, àquele que se encontra tomado pelo desespero, àquele que não encontra sentido na vida a ponto de pensar em termina-la...
Consolar não significa arrancar a dor da pessoa, eliminar o que ela está sentindo. Às vezes o sofrimento é pedagógico e nos faz crescer. Consolar é, antes e acima de tudo, estar junto. É estar presente e dizer om todo o coração: “Você não está sozinho, estou com você, eu caminho ao seu lado. Juntos, podemos carregar qualquer fardo, qualquer cruz, transpor qualquer obstáculo. Não tenha medo. Eu estou aqui!”. Consolar não é proferir discursos elaborados nem repetir palavras vazias. É fazer o outro sentir a sua presença. O seu amor.
Padre Juarez de Castro, Nas Asas da Esperança, Editora Alaúde, página 12.